//
você está lendo...
Observações

Voz sobre IP: O que você deve saber antes de usar o Skype (Parte 1)

Iniciamos hoje com este post uma série de três artigos sobre o Skype e coisas que os usuários deveriam saber sobre esse serviço antes de usá-lo.

Atualmente é fácil ver que ocorreu uma “bombrilização” do programa Skype no que tange as soluções de voz sobre IP. Para falar sobre isso é preciso antes definir alguns conceitos:

  • Voz sobre IP (VoIP): uso de comunicação de voz (e mais recentemente vídeo) sobre redes que originalmente foram projetadas para transmissão de dados sem garantia de instantaneidade, como por exemplo a Internet;
  • Bombrilização: uso do nome de um produto como sinônimo da função que aquele produto oferece. O termo vem do efeito que o produto Bombril teve sobre o mercado de palhas de aço no Brasil.

Dessa maneira, o Skype se tornou sinônimo de VoIP para muitos usuários, o que faz com que a referência a produtos semelhantes possa ser feita de modo similar a “é como o Skype, mas não é o Skype”. Isso pode ter o efeito maléfico de efetivamente fazer com que as pessoas pensem que não há alternativa à referida solução, o que é falso. Ainda assim, essa ferramenta é líder em seu segmento, e isso se deve a uma mescla de pioneirismo com qualidade do serviço. O problema é que por uma série de razões ele pode não ser tão bom a seus usuários, tanto pela maneira como foi projetado quanto por políticas de sua empresa criadora. Além disso, outros receios surgem, em função da recente compra da companhia Skype pela Microsoft, que frequentemente enfrenta problemas judiciais relativos a monopólios e práticas abusivas de mercado.

Nas próximas duas publicações, falaremos sobre a origem do Skype, seu funcionamento interno e seus principais problemas. A continuação pode ser acessada por este link.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Entradas recentes

Mais Acessados

Integrantes

%d blogueiros gostam disto: