Linhas de pesquisa

O CDD aborda vários aspectos em cada uma de suas linhas de pesquisa:

Cartografia da cultura digital

A linha de pesquisa Cartografia da Cultura Digital consiste em um mapeamento contextualizado dos diversos elementos que compõem a cultura digital, considerados em seu potencial para o jogo democrático. Esse universo é entendido de forma ampla, e abarca desde as ferramentas de tecnologias de informação e comunicação até os diferentes grupos mundiais que se dedicam à essa temática; desde os projetos de lei que tramitam pelo Poder Legislativo, até aos próprios parlamentares que terão a atribuição de votar essas propostas; desde os livros fundamentais para o entendimento da cultura digital e da democracia, até os trabalhos acadêmicos de final de curso; de decisões judiciais brasileiras a notícias de jornais estrangeiros. Potencialmente, nada escapa a essa abordagem, sendo suficiente a capacidade de interferir na realização da democracia.


Raça e Espaço Público

A linha de pesquisa Raça e Espaço Público consiste em investigar papéis, contribuições e perspectivas jurídicas e históricas que permitam responder às várias questões sociais emergentes na luta de diversos segmentos sociais: mulheres, população negra, homossexuais, ambientalistas, internautas, etc. Parte do pressuposto de uma complexa ressignificação, redefinição e reorganização do espaço público, desde a modernidade até o século XXI, tendo como eixo a problemática racial da sociedade brasileira. Abarcando a reflexão sobre conceitos como democracia, diversidade, indivíduo, coletivo, liberdade, igualdade, fraternidade, solidariedade e identidade.


O Direito Achado na Rede

A linha de pesquisa O Direito Achado na Rede propõe uma abordagem político-jurídica de abertura à diversidade de sentidos que circulam publicamente para além do Estado. Filho-irmão da escola O Direito Achado na Rua, o ODARede tem como plano de fundo o conceito de hiperfície. Seu foco central é observar a Internet, reconhecida como um novo espaço público emergente plural, convergente, concomitante e alternativo, fértil para o nascimento de respostas adequadas à proteção de direitos fundamentais e à imaginação de novas possibilidades de “legítima organização social da liberdade”.


Apresentação do Grupo de Pesquisa

Uma descrição do projeto e dos temas pesquisados.


Tem interesse no CDD?