Conforme o previsto, as atividades do Cultura Digital e Democracia foram retomadas na segunda-feira (17), às 19h, na sala A1-05 da Faculdade de Direito da UnB, com nossa primeira reunião do semestre. Estiveram presentes Guilherme Sena, John Razen, Lucas Martins e Paulo Rená, além da presença da convidada Laila Galvão.
Ao discutir as possíveis propostas de trabalho para o semestre na área de interesse do grupo, a partir da familiariedade do aluno de graduação Lucas Martins com o tema, decidimos por consenso fazer um exercício de arqueologia crítica do conceito de neutralidade da rede, seu desenvolvimento teórico e suas aplicações, com o objetivo de estabelecer um parâmetro de referência para futuras investigações jurídicas.
Assumimos o compromisso de realizar duas tarefas:
- Traduzir o texto seminal “Network Neutrality, Broadband Discrimination” de Tim Wu, considerado um dos responsáveis pela popularização do termo.
- Elaborar uma cartografia dos textos acadêmicos de tecnologia da informação e jurídicos que apresentem uma abordagem relevante para o tema.
Decidimos ainda que a frequência de reuniões desse grupo de estudos sobre neutralidade de rede será quinzenal, de forma que o próximo encontro ficou marcado para o dia 31 de março, às 19h, na sala A1-05 da faculdade de Direito da UnB. Nessa oportunidade iremos discutir o referido texto de Tim Wu, razão pela qual a leitura prévia do texto se mostra um requisito para a participação, inclusive de novas pessoas interessadas em integrar o CDD.