//
você está lendo...
Observações

Declaração de Washington sobre Propriedade Intelectual e Interesse Público

O Congresso Global sobre Propriedade Intelectual e Interesse Público lançou no dia 06 de setembro a Declaração de Washington (abaixo reproduzida na versão em inglês). O documento, que registra as conclusões de mais 180 especialistas de 32 países, traz uma série de recomendações para que a comunidade internacional possa exigir ativamente que as políticas públicas sobre propriedade intelectual respeitem o interesse público, algo que não aconteceu nos últimos 25 anos.

Em resumo, a Declaração parte de dois pressupostos. Primeiro, é necessário haver mais democracia na construção das políticas públicas. Segundo, o mercado sozinho é incapaz de alocar os recursos de forma a atender o interesse público. A partir daí são traçadas oito ações:

  • Colocar a Propriedade Intelectual em seu lugar
  • Valorizar a Abertura e o Domínio Público
  • Fortalecer Limitações e Exceções
  • Definir Prioridades de Interesse Público para a Reforma das Patentes
  • Apoiar a Criatividade Cultural
  • Verificar Excessos na Aplicação da Lei
  • Implementação de Agendas de Desenvolvimento
  • Exigir a Formulação de Políticas Baseada em Evidências

Pelos próximos doze meses a Declaração estará disponível para adesões e comentários, inclusive por quem não participou do Congresso. Em breve a versão traduzida para português do Brasil (na qual o grupo Cultura Digital e Democracia colaborou) será publicada no site oficial do evento, que ocorrerá novamente em agosto de 2012, no Rio de Janeiro.

O Congresso Global foi organizado pelo Programa sobre Justiça da Informação e Propriedade Intelectual da Faculdade de Direito da Universidade Americana de Washington, pelo Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro, pela Assembléia Americana na Universidade de Columbia e pelo Centro Internacional para o Comércio e Desenvolvimento Sustentável; e contou com o patrocínio do Centro Internacional de Desenvolvimento de Pesquisa, da Google Inc., da Fundação Sociedade Aberta, do Instituto para Estudos Globais e Internacionais da George Washington University e da Escola de Direito da Universidade de Seattle.

Anúncios

Sobre Paulo Rená

Paulo Rená da Silva Santarém é mestre em Direito, Estado e Constituição pela UnB. Professor de Direito e pesquisador no UniCEUB. Integrante fundador do Instituto Beta: Internet & Democracia e do Partido Pirata. Atuou no Ministério da Justiça (SAL/MJ) como gestor do projeto de elaboração coletiva do Marco Civil da Internet no Brasil. Servidor público federal no TST.

Discussão

Um comentário sobre “Declaração de Washington sobre Propriedade Intelectual e Interesse Público

  1. É necessario que saíbams encarar e soluçionar uniformemente a nossa vida,em todas as franjes da nossa sociedade há sempre pessoas aquêm sobre eles recaí,a mal conduta e a ma xtrategia que é inplementada na sociedade.

    Publicado por Jimí kiala prata julgamento | 12 de janeiro de 2014, 08:24

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: