//
você está lendo...
Observações

A sociedade romântica da informação

Todos os conceitos são legais e diagramam perspectivas interessantes, mas o que realmente me apaixona nesse século XXI é ser informação. Deixamos de usar dos meios para realmente sê-los.

O Skank interpreta uma linda música chamada ‘Ali‘, em que um rapaz imagina que uma menina de batom caqui pode ser o amor de sua vida, enquanto simplesmente ela passa pela sua frente. A música lançada no Maquinarama, de 2000, retratava uma situação corriqueira da vida, quando o acesso à rede no Brasil e no mundo ainda era para poucos.

Acontece que, se não vivíamos a era da informação nos anos 2000, agora podemos dizer que simplesmente somos ‘a própria’. A BBC inglesa mostrou o exemplo do Tubecrush.net, um blog londrino em que são enviadas fotos de pessoas pelas quais alguém se apaixonou perdidamente por alguns minutos, mas que tem alguma certeza de que jamais o/a verá novamente (o típico amor à primeira vista).

Proponho uma nova ótica sobre essa sociedade, já que não vivemos iluminados por meio diferente, ou mesmo movidos a alguma máquina excepcional. Na verdade, nós somos essa era: nossas fotos, gostos, gestos e apelos, enfim, nossa informação é alvo de comunicação, que promete ter sua tecnologia melhorada para consequente maior transferência de nossos dados. Esse ‘loop’ possibilita a produção infinita de nova tecnologia, já que usuários e desenvolvedores podem ser as mesmas pessoas, como é o caso do blog relacionado [CASTELLS, Manuel. The rise of the network society. 2nd ed., Information age (v.1). Wiley-Blackwell. p.31].

A sociedade da informação está então designada à evolução infinita – desde que exista liberdade para tanto. Essas discussões, por outro lado, são eternas em quaisquer sociedades.

Em tempo, uma consideração pessoal: a música ali acontece na sociedade romântica da informação. 

Sobre mvilmondes

Advogada, formada pela Universidade Católica de Brasília.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Entradas recentes

Mais Acessados

Integrantes

%d blogueiros gostam disto: