//
você está lendo...
Cartografia, Estudos, Textos

Estudos de texto

A atividade de cartografia desenvolvida pelo grupo Cultura Digital e Democracia se subdivide, basicamente, em três abordagens: estudo, pesquisa e extensão.

Entre os estudos, há a ideia de estudos de textos, obras doutrinárias que ofereçam alguma chave de leitura da dinâmica democrática da cultura digital.

Idealmente, a estutura dos estudos de texto tem um resumo, considerações e referências biliográficas. No resumo os argumentos do texto são sintetizados e apresentados na ordem em que são apresentados originalmente, num fichamento que permita a posterior recordação da obra sem a necessidade de recorrer ao texto original. As considerações trazem as observações críticas do grupo, indicando o que foi percebido como relevante, impactos teóricos e eventuais discussões surgidas. Por firm, as referências tem a finalidade de permitir a quem ler o estudo tanto dialogar com o grupo a partir de uma base teórica comum quanto se aprofundar eventualmente na análise dos temas levantados.

Sobre Paulo Rená

Paulo Rená da Silva Santarém é jurista, ciberativista e flamenguista. Chefe de pesquisas do Instituto Beta: Internet & Democracia. Integrante fundador do Partido Pirata do Brasil. Em 2010 obteve o título de mestre em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília com a dissertação "Direito Achado na Rede: a emergência do acesso à Internet como direito fundamental no Brasil", na qual recupera a história recente da mobilização social contra o AI-5 Digital até o surgimento do Marco Civil da Internet no Brasil. Servidor público federal do Tribunal Superior do Trabalho desde 2004. Entre 2009 e 2010 atuou na Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, onde foi gestor do projeto de elaboração coletiva do anteprojeto de lei do Marco Civil da Internet no Brasil. Entre junho e setembro de 2012 coordenou o desenvolvimento da pesquisa Modelos de Negócios Abertos ("Open Business Models") pelo Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Entradas recentes

Mais Acessados

Integrantes

%d blogueiros gostam disto: